No dia 13 de Fevereiro de 2009, a nossa turma, 2ºB fez uma visita de estudo ao Quartel dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz.
Quando lá chegamos estava à nossa espera o bombeiro Jordão e o bombeiro Hugo. O bombeiro Jordão mostrou-nos as instalações do Quartel e disse-nos para que serviam os carros e os vários materiais que lá tinham.
No fim da visita o senhor Jordão disse que a missão principal dos bombeiros é apagar incêndios e socorrer pessoas vítimas de acidentes.
Finalmente ganhamos uma viagem no auto-tanque dos bombeiros e apagámos um fogo de faz-de-conta.
Alguns de nós levaram um banho da água que saia das mangueiras. Foi divertido.
- Reduzir, escolhendo embalagens familiares em vez de individuais; consumindo produtos nao embalados(avulsos) ou recarregáveis.
- Reutilizar, dando novo uso a um objecto .
- Reciclar, transformando o velho em novo.
Para isso, temos que separar os resíduos que produzimos e colocá-los no ecoponto.
- O cartão (caixas) e o papel (revistas, jornais, papel de escrita e impressão) vão para o PAPELÃO (azul)
- O vidro (garrafas, frascos, boiões) vão para o VIDRÃO (verde)
- As embalagens de plástico e metal (garrafas de água, sacos, latas...) vão para o EMBALÃO (amarelo)
- As pilhas vão para a PILHEIRA(vermelha).
Depois de colocarmos um capacete fomos observar como funciona a estação.
Num grande espaço, chamado ECOCENTRO, são recebidos os resíduos separados e depositados nos ecopontos dos concelhos de Santa Cruz, Machico e Santana. Na Madeira há 4 ecocentros.
Neste espaço é feita uma triagem(escolha). O papel é separado do cartão; os metais são separados dos plásticos e estes, por sua vez, são separados em garrafas e sacos. Todos estes resíduos são compactados, formando uma espécie de fardos que serão enviados para as fábricas de Portugual Continental onde serão transformados em novos objectos.
Num outro espaço pudemos observar outros resíduos tais como: baterias, pilhas, pneus, madeiras, resíduos verdes(ramos e folhagens) objectos eletrícos e os chamados "monstros" ou resíduos domésticos volumosos ( frigoríficos, colchões, sofás, cadeiras...).
Na estação de transferência também os carros do lixo depositam os resíduos indiferenciados. São compactados nuns contentores especiais e transferidos para a Estação da Meia Serra onde são incinerados(queimados) num forno apropriado.
Quando acabámos a visita de estudo a estas instalações voltámos à sala onde estivemos reunidos anteriormente onde a nossa guia voltou a falar sobre a importância de separar o lixo e respondeu-nos a algumas questões.
A nossa visita de estudo correu muito bem e ficámos a compreender a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos.
Para isso podemos todos colaborar, separando o lixo e assim contribuindo para um melhor ambiente.
O ambiente é a nossa "casa". Vamos todos protegê-lo!
1 comentário:
O Blog está engraçado. Continuem assim.
Enviar um comentário