terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Natal na nossa escola



Presépio elaborado pelas salas do Pré-Escolar

Trabalho feito pela sala Pré 1


Painel elaborado na Expressão Plástica
Este ano
Quero um ramo
Do Pai Natal
Que não me faz mal.

Não me tragas um ovo
Mas sim um computador
No ano novo
Traz-me um auscultador.

Se me trouxeres
Muito obrigado
E se não me trouxeres
Fico chateado.
Tiago e Fabiana (4ºB)
O Natal é a festa do nascimento de Jesus. É no dia vinte e cinco de Dezembro.
Jesus nasceu em Belém, numa gruta.
Na nossa casa fazemos um presépio em que colocamos Jesus na manjedoura. Ao lado está Maria e José. Atrás tem a vaca e o burro. Também colocamos os Reis Magos e a estrela que os guiou.
Em cima do presépio está o anjo Gabriel que anunciou o nascimento aos pastores. Também enfeitamos uma árvore com luzes, fitas, bolas, estrelas, sinos...
Na noite de Natal, juntamos a família para a consoada e vamos para a Missa do Galo. Quando chegamos a casa abrimos as prendas que o Pai Natal deixou.
Natal é tempo de juntar a família e viver feliz com alegria.
Nós gostamos muito do Natal!
Texto elaborados pelos alunos da turma 2º A

O Natal está a chegar. Aqui podes encontrar alguns trabalhos realizados pelos alunos sobre este tema nas aulas de Informática.


A noite da consoada
No dia 24 de Dezembro à noite celebramos o nascimento de Jesus.
Nessa noite de Natal, a minha família junta-se e fazemos uma festa especial. O jantar é bacalhau, batatas, polvo ou leitão assado. O melhor são os doces de Natal: rabanadas, arroz doce, aletria, velhoses, pão-de-ló, bolo-rei, e muitos frutos secos, como as nozes, figos, alperces, ameixas, etc.
Depois, nós cantamos e dançamos. Antes de ir, com os avós à Missa do Galo, trocamos os presentes entre nós.

João Ferrão 3º C

Na noite da consoada eu e a minha família costumamos fazer um bom jantar, com sobremesa; temos bolo, pudim,rabanadas e chocolates.
Depois do jantar fazemos jogos e brincadeiras em família e também gostamos de um bom filme. Depois de tudo vamos para a cama.
No dia seguinte abrimos as prendas e vamos à missa de Natal.
Tomás Sousa 3º C
Eu costumo ir à casa da minha avó abrir as prendas.
Eu reuno-me com a minha família e também janto na casa da minha avó. Aí é uma confusão e há prendas para um lado e prendas para outro.
Mas eu nesse dia também brinco com as minhas primas, é um dia de festa cheio de paz!
Carina Gouveia 3º C
Na noite da consoada eu costumo jantar na casa da minha avó com os meus tios, tias e primos. O jantar é sempre muito gostoso. Depois do jantar eu brinco com os meus primos ao pé da árvore de Natal.
Os adultos jogam às cartas. O meu avô fica chateado quando perde.
Perto da meia-noite vamos todos para a igreja assistir à Missa do Galo.
João André 3º C
O Natal é bonito!
Bonito com o Menino Jesus
Jesus filho de José e Maria
Maria, Nossa Senhora
Senhora da Conceição
Conceição, Rainha de Portugal
Portugal é o nosso país
País da Europa e da Terra
Terra de Belém, na Judeia.
Judeia, onde vivem os pastores
Pastores acordados pelos anjos
Anjos que anunciam o Nascimento
Nascimento de Jesus - Deus Menino
Menino visitado pelos Reis
Reis Magos, vindos ao Oriente
Do Oriente, guiados pela Estrela
Estrela brilhante no céu
Céu escuro, com nuvens
Nuvens que anunciam chuvas
Chuvas que caem no Inverno
No Inverno é a Noite de Natal.
Texto colectivo da turma 4º A
Ilustrações de Carolina e Petra 4º A

Sem comentários: